quinta-feira, 22 de maio de 2014

Divórcio




No Aurélio, a definição diz que divórcio é dissolução do vínculo matrimonial, podendo os divorciados contraírem novas núpcias. Portanto, o Aurélio nos diz que a vida não está acabada, mas pode ser uma renovação.

Pessoas se separam na simples tentativa de melhorar a vida, porém muitas dessas pessoas mantêm uma situação financeira boa e saudável. Então o que realmente essas pessoas querem melhorar? Eu respondo: essas pessoas querem melhorar suas vidas emocionais.

Na maioria das vezes, o pedido de separação é questionado e recusado pelo cônjuge, que não pode obrigar seu parceiro a ficar e com várias tentativas frustradas, acabam causando mais transtornos em um relacionamento já abalado, se não, não estariam se separando.

A separação causa muito desgaste em ambas as partes, mesmo que seja consensual e deixa sempre marcas profundas. Muito mais do que a partilha de bens ou a dolorosa decisão e acordo sobre a situação dos filhos, a separação gera uma crise individual onde o indivíduo envolvido homem ou mulher terá que se adaptar a um novo papel na sociedade, uma dura e cruel realidade que não somos preparados para enfrentar, como tantas outras situações da vida que temos que descobrir como funciona na hora que acontece.

E a hora chegou, mesmo que você ou a outra pessoa não queiram!

Talvez você que esta lendo este artigo, tenha acabado de separar ou pretende fazê-lo. Eu estou aqui para te dizer que antes de tudo melhorar só vai piorar. Você deve estar me achando pessimista ou recalcado, porém eu estou falando por experiência própria.

As pessoas descobrem que a vida geralmente fica mais difícil depois da separação, mas é uma fase. Acredite, essa situação é uma das mais estressantes da vida do indivíduo, pois todo o contexto social, psicológico e financeiro é testado exatamente neste momento. Algumas pessoas, ficam em situação ainda mais delicada quando seu ex-parceiro dificulta as coisas ou pior, quando por ciúmes, expressa a dolorosa confusão mental do indivíduo acometido pelo sentimento sem remédio, pois já estão separados.

Esse momento mostra que a separação do casal não constitui um ato a parte do conjunto social que vivem, mas sim uma sequência de acontecimentos muito estreitos que se desenrolam antes e depois da separação.

Eu acredito e te convido a acreditar, que a separação se constitui em um processo psicossocial que envolve a sociedade, o emocional e por fim o jurídico. Devemos encarar este processo como um luto que deve ser elaborado. 

O luto é um processo de assimilação da perda de todo o contexto conhecido e criado no tempo e pelo tempo em que foi um casal. Estou me referindo ao luto não como morte, mas como perda. O luto não é uma patologia criada pela morte de um ente querido, mesmo que pareça. Vivê-lo o ajudará a passar pela dor com resiliência, ou seja, sem criar novos problemas.

O luto se caracteriza pela perda do elo de importância entre o individuo e seu objeto de desejo.
A raiva, a angustia, as alterações de humor, entre outros sentimentos, fazem parte deste momento que deve ser vivido por completo, ou então irá se tornar uma patologia, pois temos uma linha muito tênue entre a dor vivida e o desequilíbrio mental.

Em meus estudos, conheci uma pesquisadora muito envolvida com esse assunto que para muitos, chega a ser desconfortável, pois pensar na perda, na morte, no além, não é pra qualquer um não, porém Elisabeth Kübler-Ross pesquisou e trabalhou com esse tema grande parte de sua vida e descreveu cinco fases deste processo doloroso: o luto.

Bom, para quem não conhece a Elisabeth, talvez tenha visto no Youtube, o vídeo da girafinha na areia movediça. Vale a pena dar uma olhada: http://www.youtube.com/watch?v=m-u1Kd7istI

Então, vamos às cinco fases:

  • Negação. Na fase de negação, o individuo nega a existência do problema e busca argumentos para provar que aquilo não esta acontecendo com ele
  •  Raiva. Na fase da raiva, o individuo expressa emoções negativas em direção ao que ele acredita ser o causador de suas mazelas, se sente sempre injustiçado.
  • Negociação. Na fase de negociação, o individuo busca algum tipo de acordo para que a situação volte a ser como antes. A negociação pode ser com o parceiro ou em segredo voltado para si ou para com Deus.
  • Depressão. Na fase da depressão, o sofrimento toma conta do individuo por inteiro, que sente culpa, desesperança, desolamento medo e outras emoções bastante comum neste período, sem contar a necessidade de isolamento.
  • Aceitação. Na fase da aceitação, o individuo vivencia a consciência do rumo das coisas e é ai que pode mudar qualquer coisa ou situação que esteja vivendo.

Esse processo é continuo, porém não linear. Você pode ir e vir nas fases ou até mesmo estacionar em uma que pareça mais confortável. Pode também passar por todas em um período muito curto, isso depende da percepção e experiências do individuo.

O fim do casamento afeta a estrutura do indivíduo, que por vezes pode levá-lo a vícios ou a atividades sexuais exacerbadas em busca de um alivio da dor.

No caso dos homens, pode ser que veja a separação como uma liberdade que o leva a sair com amigos para não ter solidão e se não bebia bebida alcoólica passa a beber, se bebia, começa a beber mais. Os homens que passam um tempo sem precisar conquistar ninguém, já estão meio enferrujados e começam a atirar pra todo lado e quanto mais tentam, mais rejeitados são, e isso só aumenta sua sensação de solidão.

No caso das mulheres, elas também têm sentimentos parecidos, buscam a aprovação das amigas, que muitas vezes não são. E com os mesmos sintomas dos homens começam a beber, se já bebiam, bebem mais. E tem um agravante no contexto feminino, a sexualidade também é alterada por conta das emoções ainda em processo, e elas vão ao ataque e não são rejeitadas pelos homens e podem ter relações com muitos homens em um período curto, aumentando a sensação de desprazer. 

E não é só isso, mas temos que nos atentar para nossa constituição geral. Estou me referindo ao que você pode estar fazendo que não é saudável.

Por experiência de trabalho em meu consultório, percebi que as mulheres, não todas, porém a maioria, tem comportamento destrutivo e não é porque querem ou é consciente, na maioria é inconsciente, mas podem causar mais problemas emocionais do que já tem , portanto procure um profissional que confie. Será de grande valia pra que você passe por este processo de maneira mais saudável e segura.

Algumas atitudes e comportamentos podem facilitar as coisas no período de separação: 

  • Já que no inicio você não poderá fugir dos sentimentos negativos, nem dos seus, nem dos da outra pessoa, permite-se sentir, lamente, chore, elabore seu luto. Talvez, mas só talvez, você ainda ame a pessoa, não sinta vergonha de chorar.
  • Você terá vontade de se isolar, evite este comportamento. Mesmo sendo necessário o isolamento, não o faça por muito tempo e quando estiver com os amigos, seja positivo, evite falar mal de seu ex mesmo quando válido, pois isso pode afastar as pessoas ao seu redor.
  • Estudos mostram que pessoas que se separam, perdem até 10 quilos em um mês, portanto cuide de sua saúde. Se quiser emagrecer, faça com consciência, vá para uma academia, mude sua alimentação e tenha hábitos saudáveis.
  • Depois de tanto tempo, você deve ter muitas coisas que lembram o casal. Guarde os objetos que possam a princípio representar sentimentos negativos (mesmo tendo começado como uma lembrança agradável), ou os entregue para o seu ex, para ele fazer o quiser. Não rasgue as fotos, guarde-as, pois fazem parte de sua história.
  • Não dê importância para o que os amigos dizem do seu cônjuge, pois às vezes, fazem somente pra se mostrarem solidários a você. 
  • Se tiver dúvidas, vá rezar. Eu vi na porta da geladeira de uma pessoa em processo de separação, um texto referente ao perdão, autoestima e coisas parecidas, talvez seja interessante manter algo assim a vista e ler algumas vezes durante o dia.
  • Se vocês tiveram filhos, vocês terão que manter um relacionamento no mínimo civilizado. Quando tiver que tratar qualquer assunto, seja breve e objetivo. Isso evita recaídas de discussões de quando eram um casal. Lembre-se de agir com o outro como gostaria que agissem com você, não provoque, nem se deixe provocar e por fim, procure separar tudo que tinham em comum como contas bancárias, serviços, planos de saúde dentistas e assim por diante. 

Uma regra universal que percebi é que quando um ciclo termina outro começa e agora espero que você esteja preparado para começar um novo ciclo em sua vida.

Respeite e honre seu recomeço e acima de tudo permita-se respeitar o recomeço de seu ex-parceiro.

Você não precisa deixar de amar a pessoa que você expressou amor e carinho por tanto tempo, o grande segredo é transformar esse amor de homem e mulher em um amor fraternal.

Se liberte e liberte o outro, perdoe e se perdoe, peça perdão por todas as coisas que possa ter ferido ou ferido o outro. Se aceite do jeito que é, desconecte-se de tudo que não te faz bem, e seja feliz .
Um mega abraço



André Tiburcio        

Nenhum comentário:

Postar um comentário