quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Áreas de Atuação do Coaching

Existem muitos tipos diferentes de coaching, aplicados nas mais diversas áreas, e cada um utiliza pequenas variações dos princípios básicos do processo.

O desenvolvimento do processo de coaching utiliza uma série de conhecimentos interdisciplinares, tais como teorias organizacionais, psicopedagógicas, de programação neurolinguística, motivacionais, sociocognitivas, entre tantas outras.

No entanto, em todos os tipos as habilidades do coach são as mesmas, o que muda realmente são os propósitos do coachee.

Avalia-se onde o coachee está e quais potenciais devem ser desenvolvidos para chegar onde deseja.





ÁREAS DE ATUAÇÃO (comportamental, psicológica e emocional): Desenvolvimento Pessoal e de Relacionamentos, Profissional – empresarial/organizacional e executivo.


Melhoria:
  • Relacionamentos
  • Comunicação
  • Liderança
  • Carreira
  • Negócios
  • Finanças
  • Saúde


Desenvolvimento:
  • Físico
  • Mental
  • Emocional
  • Esportivo
  • Acadêmico



O que é Coaching?

Coaching é a opção correta para pessoas que buscam o aprimoramento de suas habilidades, desempenho e melhoria de seus resultados. O processo de Coaching decorre de uma parceria entre o profissional (Coach) e o cliente (Coachee).

É um processo interativo que possui o objetivo de melhorar a performance do cliente, aumentando os resultados positivos, através de metodologias, ferramentas e técnicas conduzidas pelo Coach.

Esse processo pode ser realizado com um indivíduo, um grupo ou uma empresa e auxilia o rápido desenvolvimento e a produção de resultados mais satisfatórios em suas vidas, seja na parte pessoal ou na profissional.

Sabendo que o sucesso não está em um ponto de chegada, mas sim no caminho percorrido até esse ponto, o Coaching é uma alternativa poderosa para pessoas e organizações que buscam o sucesso. Para percorrer esse caminho há necessidade de planejamento, superação de obstáculos, ação, excelência pessoal, motivação, equilíbrio e transformação individual.

Indivíduos bem sucedidos usam o poder da visualização para sentir claramente o sucesso antes mesmo de alcançá-lo. Mas não basta imaginar. Para obter os resultados desejados é necessário agir e, muitas vezes, não é simples. Dificuldades e dúvidas podem diminuir ou mesmo impedir as chances do indivíduo, e o Coach atua estabelecendo a parceria onde o foco é o Coachee, o que realmente ele deseja, o que é importante para ele.

O Coaching é uma relação sem julgamentos, sem preconceitos, confidencial, que utiliza metodologias de apoio ao autoconhecimento, direcionada para obtenção de metas, estimulando o Coachee a ir além de sua “zona de conforto”.

O Coach acredita no Coachee, mesmo quando ele mesmo não o faz. Focalizando onde o cliente está e onde quer chegar, ajuda a perceber mudanças necessárias para o alcance dos objetivos, diferentemente do aconselhamento, que focaliza o passado e a resolução de problemas.

Nas empresas, o Coach é um profissional diferenciado, que fornece subsídios para que o desenvolvimento dos profissionais seja ampliado e resultados sejam melhorados, o que finaliza por gerar mudanças positivas na condução dos negócios e no ambiente de trabalho.

O Coaching se realiza través do desenvolvimento de competências e lideranças, auto-confiança, iniciativa e comunicação, além da capacidade de lidar com adversidades. O Coach auxilia o Coachee a trabalhar com as exigências e pressões do ambiente e tirar proveito delas.

As mudanças produzidas pelo Coaching são duradouras e significativas, pois o Coach atua como um personal trainer mental e emocional, motivando e estimulando o Coachee a atingir níveis cada vez mais altos de excelência e realização da vida.