quinta-feira, 24 de abril de 2014


O poder da Hipnose





Há muito tempo se tem notícias dessa técnica terapêutica, que traz muitos benefícios em tratamentos diversos, porém, poucas pessoas se permitem a passar por um terapeuta hipnólogo, talvez por vários mitos populares que se criaram em torno dessa técnica milenar de cura e porque não dizer, auto cura.

Para entendermos melhor a hipnose, vamos falar um pouco de sua origem. A palavra hipnose vem do grego, que remete a Hypnos, o deus do sono, que na Roma antiga era conhecido por Somnus.
Há indícios de que as civilizações mais antigas, como os egípcios e os povos da Mesopotâmia já utilizavam a hipnose. Acredita-se, que os poderes de cura do faraó, eram baseados em sugestões hipnóticas, assim como há indícios dessa técnica em várias civilizações espalhadas pelo mundo como os hebreus, os astecas, os nativos americanos, os chippewas e os araucanos do sul do Chile, que praticavam o “sono magico” e outras formas de transe em grupo e individuais.
Os sacerdotes e praticantes dessa técnica produziam em seus respectivos hipnotizados, a naugesia. Gravavam sugestões pós-hipnóticas e curavam dores físicas e psicossomáticas.
A era científica da hipnose, começou com um homem de notáveis dotes intelectuais, Franz Anton Mesmer, de origem alemã, Mesmer era músico, teólogo, doutor em filosofia, em direito e medicina. Ele pregava sobre a existência de um fluido primordial que seria a força motriz do cosmos, a “Gravita Universales”. Estudou sobre as doenças que eram curadas com a utilização de imãs e as dominou como força magnética.
Portanto, a trajetória de Mesmer, deixou muitos mitos causados pela oposição do Rei Luiz XVI, porém a causa maior da hipnose continuou com outros grandes nomes da história da ciência da psique, como: Liébault, Bernheim, James Esdaile, Charcot, Freud, Pierre Janet, Coué, Schultz e Milton Erickson, que não posso deixar de ressaltar que foi um homem que nos ajudou com varias técnicas novas e modernas de indução.
Porém, mesmo tendo tantos nomes importantes na ciência do conhecimento, a hipnose continuou sendo uma incógnita e piorou com as demonstrações em filmes de ficção que sempre mostravam o hipnólogo com roupas místicas e dizendo ‘olhe em meus olhos’. Seria cômico se não fosse trágico. Portanto, vamos desmistificar algumas crenças em torno da hipnose que são totalmente mitos:
ü  Um hipnotizador tem poderes mágicos (MITO) – O hipnotizador é uma pessoa comum que tem conhecimento de técnicas e as põe em prática com uma boa comunicação.
ü  Uma pessoa pode ser hipnotizada e sugestionada a fazer coisas que fere sua moral e ética (MITO) – as pessoas em estado hipnótico tem total controle sobre seus atos, independente das sugestões dadas pelo operador.
ü  Uma pessoa pode ficar presa em estado hipnótico (MITO) – Absolutamente não. Se por um infortúnio o operador hipnólogo morresse em uma sessão, o sujeito hipnotizado no máximo entraria em um sono físico e acordaria normalmente.
Mas se você tiver outras crenças acerca da hipnose, pode nos enviar suas dúvidas, que teremos o maior prazer em elucidá-las.
E agora que você já conhece um pouco sobre a hipnose, posso te mostrar os vários benefícios de um tratamento com hipnose. Falarei sobre alguns problemas que foram solucionados em meu consultório:
ü  Obesidade
ü  Controle de peso
ü  Fobia
ü  Depressão
ü  Controle de vícios (álcool e fumo)
ü  Insegurança
ü  Melhora do desempenho sexual masculino e feminino
ü  Insonia, etc.
Portanto, todas essas formas de desconforto físico e psíquico podem ser trabalhadas, auxiliando os tratamentos médicos ou psicoterapêuticos.
Então, quando eu contar três, você irá se sentir relaxado e terá um insight para resolver um desconforto atual, eu não sei qual é, mas você sabe! Esse mesmo que veio em sua mente agora! Portanto, a minha ordem quando eu contar até três é:
ü  feche os olhos - Você se sentirá totalmente relaxado
ü  Se permita ficar nesse estado de relaxamento por pelo menos cinco minutos
ü  1...2...3...
ü  Feche os olhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário