quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O Coaching e a Energia Mental


Quando falamos em energia, logo pensamos em eletricidade. Para algumas pessoas é difícil criar uma ideia abstrata de como funciona a energia no organismo. Às vezes é complicado entender como funciona a energia em uma lâmpada, por exemplo.
É difícil expressar por meio de uma definição o que é energia, apesar de sua enorme presença na vida de todos e de sua importância como conceito científico nas explicações dos fenômenos naturais.
Em física existe uma definição: energia é uma magnitude abstrata que está ligada à capacidade de realizar trabalho, isto é, tudo o que produz ou pode produzir ação. Trata-se de uma abstração que é atribuída ao estado de um sistema físico. Tendo em conta as suas diversas propriedades (composição química, massa, temperatura, etc.), todos os corpos possuem energia.
Mas essa definição não agrada nem mesmo aos físicos, pelas limitações que ela tem. Quando vemos uma lâmpada iluminando uma sala dizemos que ela está emitindo energia luminosa. É difícil imaginar como essa energia luminosa, emitida pela lâmpada e que se espalha pela sala, pode ser vista como uma "capacidade de realizar trabalho".
Assim, a compreensão do conceito de energia não vem do conhecimento de sua definição, mas sim da percepção de sua presença em todos os processos de transformação que ocorrem em nosso organismo, desde o mundo macroscópico, até o microscópico, das células, moléculas, dos átomos ou das partículas subatômicas.
No caso da energia mental, ela pode ser definida como a capacidade de realizar tarefas mentais, a intensidade dos sentimentos de energia e fadiga, e a motivação para realizar tarefas mentais e físicas. Em outras palavras, a energia mental é a construção tridimensional que consiste de humor (sentimentos transitórios sobre a presença de fadiga ou energia), motivação (determinação e entusiasmo) e cognição (atenção sustentada e vigilância).
É nessa energia mental que o Coach atua, ou seja, quando o Coach muda os padrões mentais do indivíduo muda a energia gerada por ele, alterando os processos criativos da sua realidade.
É comum as pessoas definirem o Processo de Coaching como o conjunto de ferramentas utilizadas para maximizar resultados e otimizar o tempo. Poucas pessoas conseguem realmente dizer o que o Coach faz nesse processo - uma alteração psíquica que pode transformar a vida do Coachee, curando doenças emocionais as quais terapias prolongadas não conseguiram resolver.
Dessa forma, defino o Processo de Coaching como uma reestruturação energética do indivíduo, alterando seus padrões psíquicos e suas atitudes. Durante o processo, o Coach conhece e identifica os padrões errôneos para poder, através das mais diversas ferramentas, corrigir esses padrões e alterá-los em benefício do Coachee.
Com essa reorganização e reequilíbrio, o indivíduo consegue transpor barreiras e eliminar bloqueios para atingir seus objetivos. Conhecendo o Coachee e o fazendo se conhecer, o Coach trabalha profundamente no ser, porém com um prazo definido, com clareza e objetividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário