segunda-feira, 19 de janeiro de 2015


CIÚMES: REPRESSÃO X AMOR


Homens e mulheres se alternam em uma interminável corrida de bastões em seus sentimentos dentro do relacionamento, e é sobre um desses sentimentos que eu gostaria de falar, para podermos pensar um pouco sobre essa questão que causa tanto sofrimento e muitas vezes tormento desnecessário.

Nosso tema de hoje é o cruel e incompreendido: ciúmes. Cruel, porque quem sente é o ser que mais sofre na relação, e incompreendido, porque o objeto do ciúme não entende de onde surgem tantas situações desagradáveis no dia-a-dia do casal.

Primeiro vamos conhecer as definições do termo ciúme no Aurélio:

1. Sentimento doloroso causado pela suspeita de infidelidade da pessoa amada; zelos.

2. Angústia provocada por sentimento exacerbado de posse.

No Aurélio eletrônico, teremos referências de mais significados, por exemplo:

1.     Emulação, competição, rivalidade, despeito invejoso, inveja, receio de perder alguma coisa, cuidado.

Talvez o ser acometido do sentimento, lendo essas definições, diga que seu ciúme esta no grau de cuidado. Concorda comigo? Se analisarmos a definição acima, percebemos a palavra zelos (no plural) como sinônimo. Etimologicamente, segundo o professor José Luiz Fiorin, do departamento de linguística da FFLCH da USP, essa palavra vem da evolução fonética do latim vulgar zelúmen, que vem do grego zelosus que deu origem aos jealous (ciumento) e jealoudy (ciúme) em inglês, e com os mesmos sentidos, jaloux e jalousie, em francês. Essa origem é encontrada no italiano como geloso e no espanhol como celoso.

Ou seja, zelo tem o sentido de cuidar, tomar conta para que não se perca, ou seja, roubado o objeto de desejo. Em inglês, vemos o termo zeal, que mesmo podendo ser empregado como sinônimo de jealousy, não tem a mesma conotação.

É obvio que zeloso, zelante ou zelador não tem o mesmo sentido de ciumento ou ciumoso.

Poderíamos falar por horas sobre a raiz e as diversas formas encontradas da palavra ciúme, porém não iria acrescentar nada em nossas emoções, que é justamente o que muitas vezes controla nossa vida e o ciúme é uma palavra/emoção que podemos eliminar e tornar nosso relacionamento muito melhor.

Costumo dizer, que se soubéssemos nomear os sentimentos, tornaríamos mais fáceis nossas relações. Sendo assim, podemos concluir, que o ciúme não é um sentimento, mas um conjunto de sentimentos. Então, dizer que está com ciúmes não é nomear o que esta sentindo e talvez com isso, se esteja escondendo outros sentimentos que podem ser mais vergonhosos do que só a palavra ciúme, então ficamos agressivos, julgamos , condenamos, ameaçamos e etc.

Tudo isso que sentimos, está diretamente relacionado com a educação das nossas emoções, que por experiência de consultório, estamos um pouco distante de adquirir naturalmente em nossa codificação básica.

Ao falar de codificação básica, estou me referindo ao que ocorre desde a fecundação até aproximadamente os sete anos. Não somos educados emocionalmente, mas queremos ter relacionamentos saudáveis. Mera ilusão.

Nomeando seus sentimentos talvez você possa ir organizando suas emoções. Tem que ter muita sinceridade e verdade para consigo mesmo. Você conhece a expressão: conhecereis a verdade e a verdade vos libertará? É uma das máximas de Jesus e eu creio nisso e convido você a acreditar também, pois só falando a verdade pra você, é que poderá se libertar das amarras de um sentimento tão destrutivo.

Eu gosto de frases de efeito, porém não concordo com esta, por exemplo: “o que os olhos não veem o coração não sente”. Mentira!!! Se você estiver conectado ao seu parceiro, sentirá sim.

Você já deve ter tido alguma situação desagradável em que você não quis falar, reclamar ou se expressar com seu parceiro, e logo depois de passar o ocorrido (você reprimiu seus impulsos), seu parceiro começa a se irritar e você pensa: Era eu que deveria estar irritada.

Pois é, em muitos casos, o parceiro nem sabe por que ele está irritado. Mas eu estou aqui pra te dizer que o sentimento que você reprimiu esta exprimindo nele e será sempre assim. Portanto, antes desse sentimento fazer mal para você, chame seu parceiro e tenha um diálogo tranquilo e verdadeiro. Conte o que esta sentindo.

Muitas pessoas me dizem que em um relacionamento anterior não tinha ciúmes, e que no atual não aguenta mais, que seu relacionamento não anda bem e coisas assim.

Existem muitas teorias a respeito do ciúme, porém quero te alertar que os sentimentos indesejáveis podem estar ligados à constituição do atual relacionamento, que pode estar permeado de expectativas, investimento de tempo, emoções e dinheiro, e que quando não tem o retorno esperado, começam a aparecer sentimentos que algumas pessoas denominam como ciúmes, mas sem ter consciência do conjunto, e o parceiro nem sempre esta a par do retorno que deveria dar.

Em fragmentos de um discurso amoroso, Roland Barthes escreveu: “como ciumento sofro quatro vezes: porque sou ciumento, porque me reprovo de sê-lo, porque temo que meu ciúme machuque o outro e porque me deixo dominar por uma banalidade. Sofro por ser excluído, por ser agressivo, por ser louco e por ser comum”.

Se seu ciúme já esta descontrolado, talvez essa seja a deixa para que procure um profissional de sua confiança, porém, se você ainda tem controle de seus pensamentos, o que posso te dar de ferramenta é o questionamento. Isso mesmo: o questionamento. Questione tudo que diz respeito ao seu ciúme, sei que no início será complicado e até mesmo difícil, mas depois fica natural.

Não pense que isso vai passar sem que você faça algo. Com esses conselhos, dê um basta no ciúme que permeia sua vida. Tenho certeza de que você prestando atenção em seus sentimentos muitos outros conflitos serão eliminados.

Torço por você sempre, mesmo que a gente ainda não se conheça.

Um mega abraço

André Tiburcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário