quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O que é Coaching?

Coaching é a opção correta para pessoas que buscam o aprimoramento de suas habilidades, desempenho e melhoria de seus resultados. O processo de Coaching decorre de uma parceria entre o profissional (Coach) e o cliente (Coachee).

É um processo interativo que possui o objetivo de melhorar a performance do cliente, aumentando os resultados positivos, através de metodologias, ferramentas e técnicas conduzidas pelo Coach.

Esse processo pode ser realizado com um indivíduo, um grupo ou uma empresa e auxilia o rápido desenvolvimento e a produção de resultados mais satisfatórios em suas vidas, seja na parte pessoal ou na profissional.

Sabendo que o sucesso não está em um ponto de chegada, mas sim no caminho percorrido até esse ponto, o Coaching é uma alternativa poderosa para pessoas e organizações que buscam o sucesso. Para percorrer esse caminho há necessidade de planejamento, superação de obstáculos, ação, excelência pessoal, motivação, equilíbrio e transformação individual.

Indivíduos bem sucedidos usam o poder da visualização para sentir claramente o sucesso antes mesmo de alcançá-lo. Mas não basta imaginar. Para obter os resultados desejados é necessário agir e, muitas vezes, não é simples. Dificuldades e dúvidas podem diminuir ou mesmo impedir as chances do indivíduo, e o Coach atua estabelecendo a parceria onde o foco é o Coachee, o que realmente ele deseja, o que é importante para ele.

O Coaching é uma relação sem julgamentos, sem preconceitos, confidencial, que utiliza metodologias de apoio ao autoconhecimento, direcionada para obtenção de metas, estimulando o Coachee a ir além de sua “zona de conforto”.

O Coach acredita no Coachee, mesmo quando ele mesmo não o faz. Focalizando onde o cliente está e onde quer chegar, ajuda a perceber mudanças necessárias para o alcance dos objetivos, diferentemente do aconselhamento, que focaliza o passado e a resolução de problemas.

Nas empresas, o Coach é um profissional diferenciado, que fornece subsídios para que o desenvolvimento dos profissionais seja ampliado e resultados sejam melhorados, o que finaliza por gerar mudanças positivas na condução dos negócios e no ambiente de trabalho.

O Coaching se realiza través do desenvolvimento de competências e lideranças, auto-confiança, iniciativa e comunicação, além da capacidade de lidar com adversidades. O Coach auxilia o Coachee a trabalhar com as exigências e pressões do ambiente e tirar proveito delas.

As mudanças produzidas pelo Coaching são duradouras e significativas, pois o Coach atua como um personal trainer mental e emocional, motivando e estimulando o Coachee a atingir níveis cada vez mais altos de excelência e realização da vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário