quarta-feira, 31 de agosto de 2011

AUTOCONHECIMENTO


A confusão e a incerteza observadas por toda parte, revelam um estado de crise que esconde um profundo mal-estar. A irritação cresce e a luta pela vida e pelos próprios interesses tornam as pessoas cada vez mais inquietas.
Observamos agora, mais do que nunca, que a fonte de todos os males está na falta de conhecimento, principalmente de autoconhecimento. Este último, é a busca de conhecer a si mesmo, e a explicação de como e o que é conhecido por si mesmo. É distinguido do conhecimento de coisas exteriores à pessoa, por ser imediato, não dependendo de evidências. É, muitas vezes, fruto da introspecção, pois o sujeito tem acesso privilegiado aos próprios pensamentos, conhecendo-os de maneira que outros usualmente não conhecem.
Pode-se conduzir o autoconhecimento de duas formas básicas: a positiva e a negativa. Para um desenvolvimento sadio, devemos eliminar as emoções negativas, pois elas não permitem uma mudança profunda e completa. Não é possível obter a transformação interior se ainda possuirmos emoções negativas, que são verdadeiramente prejudiciais.
Para melhorar a forma de pensar é necessário, antes de tudo, trabalhar a inteligência emocional do indivíduo.
Desse modo, o coaching trabalha todos os níveis emocionais e auxilia o indivíduo a ter uma melhor compreensão de si mesmo. Sabe-se que o autoconhecimento é o mais poderoso fator de progresso. Porém, para que ele seja completo, deve-se analisar a vida sob todos os seus aspectos, visíveis e invisíveis, em toda sua plenitude.
O coach tem pois, um dever imediato a cumprir: esclarecer sobre a necessidade de lutar por um objetivo superior, ter fé em si mesmo e a consciência segura de que, partindo do seu eu interior, tudo é possível. Até mesmo o que a ingenuidade chama de milagre – a transcendência do que é possível. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário